Introdução

Ao acessar esta página é possível se encontrar informações referentes à Parada Cardiorrespiratória com base no protocolo da American Heart Association (2005-2010), com a distribuição do conteúdo por categorias de assuntos afins e pré-definidos. Portanto, este blog ainda não foi atualizado com as novas diretrizes para 2010-2015.

O menu, a baixo, apresentará os links para que se acesse os conteúdos elaborados e agrupados por tema, além de dispor de imagens, fluxos e quadros criados para melhor explorar o assunto e, também, servir de suporte ao ensino deste situação de emergência.

Suporte Básico de Vida

voltar

A sequência de RCP envolve as seguintes etapas: determinar a inconsciência; solicitar ajuda; posicionamento do paciente, que deve estar em decúbito dorsal horizontal e em superfície rígida; posicionamento do socorrista, pois deve estar ao lado da vítima e na altura dos ombros da mesma. O protocolo da AHA para a reanimação cardiorrespiratória prevê dois grandes momentos, 1˚ o ABCD primário (básico) e após o avançado. A partir dessa fase preliminar, deve-se realizar o ABCD primário, sendo este: A: Vias Aéreas pérveas; B: Respiração; C: Circulação e D: Desfibrilação (AEHLERT, 2007).

Aehlert (2007); IEP (2009) dizem que as diretrizes da AHA determinam que a abordagem a uma vítima de PCR deve ser de forma sistemática, que deve utilizar uma série de avaliações sequenciais. Cada avaliação é seguida da ação adequada, sendo que a avaliação é um componente de fundamental relevância nessa abordagem. Essas avaliações devem ser baseadas nas diretrizes mundiais sobre ressuscitação cardiopulmonar, visando um atendimento organizado.

Feito isso, iniciam-se as manobras de reanimação, segundo a sequência do ABC primário, ou seja o Suporte Básico de Vida- SBV. Para tanto, click nos links abaixo:

A- Vias Aéreas Pérveas

fonte: click aqui
Veja também: